top of page

Curiosidade: a sopa paraguaia na verdade é sólida!


A culinária paraguaia tem grande influência indígena, assim, o milho e a mandioca são muito utilizados em seus pratos.

A curiosidade sobre a sopa paraguaia se dá pelo fato dela não ser líquida e sim, sólida, como uma torta. 

O prato mais característico do Paraguai foi criado entre os anos 1841 e 1862. Segundo historiadores, o presidente da época, Don Carlos Antonio López, era grande apreciador da sopa branca ou Tykuetï. Um dia, sua cozinheira colocou farinha de milho fresca na sopa e, ao invés de prepará-la na chama do fogão, a cozinhou dentro de um forno feito com barro e tijolos, chamado Tatakuá. E foi assim que o Tykuetï passou do seu estado líquido para sólido!

O mais curioso e que todos ainda se perguntam é porque o nome "sopa" foi mantido... O Presidente, após provar (e aprovar!) o prato, passou a chamá-lo de "Sopa Paraguaia".

O que sabemos é que até hoje, esse prato é apreciado por todos, paraguaios e visitantes e é comido quente ou frio, a qualquer hora do dia!

Para preparar esta delícia paraguaia, são utilizados os seguintes ingredientes: farinha de milho moída na hora (o verdadeiro segredo é esse, a farinha tem que ser fresca e não deve ser substituída por fubá ou polentina), leite, queijo Paraguay, cebola, óleo de milho, ovos, sal e banha (ou manteiga). Porém, o conselho da Terra Terra Travel é que você espere até chegar ao Paraguai para prová-la!

Entradas Recientes

Ver todo
bottom of page