top of page

Pisco, a bebida oficial do Peru.


Pisco es la capital del distrito de Pisco y la provincia de Pisco en la región de Ica en Perú. La ciudad está situada a 9 metros sobre el nivel del mar. Pisco prosperó originalmente debido a sus viñedos: el nombre de la ciudad bautizó la típica bebida de pisco peruano.
O pisco é uma aguardente feita de uva, com teor alcoólico que varia entre 38 e 48%. A bebida nasceu na metade do século XVI no vale de Ica, próximo a um povoado chamado Pisco. Devido ao aumento da produção pelos monges peruanos, a bebida foi se tornando cada vez mais popular.

Na produção do pisco, uvas frescas passam por cubas de fermentação por um período de 7 a 14 dias. Em seguida, o líquido vai para o alambique para a destilação e posteriormente passa de três a nove meses em repouso.


No Peru são produzidas oito variedades de uvas. Itália, albilla, moscatel e torontel são as uvas aromáticas. Quebranta, negra criolla, molar e uvina são as não aromáticas. Estas uvas geram quatro tipos de pisco: o puro, feito de apenas uma variedade de uva; o acholado, conhecido como blended, derivado de uma mescla de diferentes tipos de uva; o mosto verde, feito com uvas que ainda não completaram o processo de fermentação, sendo destilada antes do açúcar se transformar em álcool; e o aromático, feito com uvas aromáticas.


O pisco é tão representativo e possui até um museu. Localizado na cidade de Cusco, o local funciona como um bar e museu que conta a história da bebida. No Museo del Pisco é possível encontrar diversos tipos da bebida e provar diferentes drinques. O visitante também pode fazer uma aula de pisco sour para aprender a preparar o drinque com um barman especializado.


A exclusividade do nome da bebida é uma polêmica entre o Peru e o Chile, pois enquanto o Peru alega que o termo pisco só pode ser usado nas bebidas produzidas na região da “Villa de Pisco”, localizada no litoral do Peru, o Chile defende que este é um nome genérico, tal como vinho ou cerveja.


Este destilado pode ser apreciado puro ou em drinks, como o famoso pisco sour, preparado com limão, açúcar, clara de ovo, gelo e uma pitada de pimenta. Existem também outras variações do coquetel, com adição de frutas e outros ingredientes como creme de leite ou canela.

Entradas Recientes

Ver todo
bottom of page